Proposta Pedagógica

Nossos Pilares

Matriz curricular diferenciada

Professores selecionados e qualificados

Material fundamentado no uso de livros didáticos

Ênfase no acompanhamento disciplinar

       

Proposta Pedagógica

No Colégio Cognitivo, as competências cognitivas e socioemocionais estão presentes em nosso Projeto Político Pedagógico, pois elas são essenciais para a formação integral do jovem do século XXI. Nesse sentido, investimos em uma matriz curricular diferenciada que é composta por 34 aulas semanais, no Ensino Fundamental. No Ensino Médio, Primeira e Segunda Séries contam com 41 aulas semanais, e Terceira Série, com 43. O fato de ter uma carga horária ampliada não objetiva antecipar conteúdos, e sim proporcionar mais tempo para debater, sanar dúvidas, além de ser uma grande oportunidade para que os professores conheçam melhor seus estudantes, suas potencialidades e dificuldades. Desse modo, é possível ensinar estratégias que possam melhorar o rendimento pedagógico, conciliando estudo, lazer e convivência social e familiar, ou seja, colaborar com a aprendizagem e a vida emocional de cada estudante.

Nesse viés, contamos com professores altamente qualificados e com uma vasta experiência em educação, que mantêm uma relação de afetividade com respeito, falando e entendendo a linguagem do jovem, sem perder o seu papel de educador.

Outro fator de suma importância são os nossos materiais didáticos – livros e fichas complementares – que são de excelência, além de serem escolhidos com muito rigor pela equipe de professores. Trata-se, portanto, de um material que atende ao nosso projeto pedagógico, ao estudante e ao professor, assim como à realidade sociocultural da escola. Sua escolha é feita com base em nossa proposta pedagógica e filosófica. Para isso, a seleção atende a vários critérios rigorosos e técnicos que seguem as normas e avaliações do Ministério da Educação.

Nas atividades diárias, damos ênfase ao acompanhamento disciplinar, pois sabemos que a disciplina é essencial para uma excelente convivência diária, além de ser fundamental no processo de aprendizagem. Temos a certeza de que é papel da escola a formação moral e intelectual dos estudantes. Por conseguinte, os professores e toda a comunidade escolar são os responsáveis por garantir o cumprimento das normas e regras que norteiam e preparam os estudantes para conviver coletivamente. Assim, o conhecimento que rege nosso ambiente escolar é de extrema importância. Com isso, colocamos em pauta a reflexão e a ética em nossas discussões e exercício da cidadania.

Acreditamos em um Projeto Pedagógico capaz de estimular o desenvolvimento de habilidades e competências que ultrapassem os conteúdos aprendidos em sala de aula, pois o novo século requer mudanças na maneira de adquirir conhecimentos: não basta apenas aprender os conceitos das disciplinas, eles devem ser construídos em sala de aula e necessitam estar conectados com a vida.

Nossos estudantes são preparados academicamente para alcançar um melhor potencial, com um olhar para si, tendo um autoconhecimento das suas fraquezas e potencialidades, assim como para desenvolver o olhar para o outro com empatia, sensibilidade e comprometimento com os valores humanos e, por fim, um olhar para o mundo, sendo responsáveis, conscientes e desejando construir um mundo melhor e mais justo. No entanto, isso tudo só será possível se formarmos pessoas cientes de seu papel como cidadãs.