Ensino Médio

Sala de Aula

Sala de Aula

Em sala de aula e nos espaços específicos – laboratórios, bibliotecas, sala de leitura –, valorizamos a argumentação e o pensamento crítico, por isso, contamos com a mediação dos professores, todos especialistas e com comprovada experiência em suas respectivas áreas. Confiantes na sua capacidade investigativa, os estudantes do Ensino Médio colocam o aprendizado a serviço das vivências cotidianas, sem perder de vista, inclusive, a questão da sustentabilidade tão necessária para as futuras gerações.


Treinamentos Esportivos

Treinamentos Esportivos

Além da matriz curricular completa, nossos estudantes do Ensino Médio terão a opção de participar do treinamento esportivo de futsal, basquetebol, handebol e voleibol. As atividades contribuem com o desenvolvimento pleno e integral dos estudantes, incluindo o emocional, o físico e o cognitivo. Esses fatores são de grande relevância, pois fornecem a base para uma aprendizagem significativa.


Sistema de Avaliação

Sistema de Avaliação

Por acreditar no potencial do nosso estudante – em uma fase tão importante para a formação da personalidade – e, ainda, na necessidade de apoio para o gerenciamento de tantas mudanças psicoemocionais, criamos algumas estratégias de aprendizagem. Nossas avaliações, por exemplo, acontecem semanalmente, dando naturalidade ao processo, com o objetivo de incentivar o compromisso diário com os estudos.


Projetos Pedagógicos

Jogos Internos

As atividades esportivas e apresentações artísticas realizadas durante os Jogos Internos contribuem para o desenvolvimento pleno e integral dos estudantes no tocante ao físico, ao emocional e ao cognitivo. Elas reforçam aspectos importantes do processo educativo, como o trabalho em equipe, o afinamento das relações interpessoais, a criatividade e a mediação de conflitos.

Aulas-passeio

As aulas-passeio visam atingir objetivos pedagógicos consistentes. São verdadeiras atividades culturais, responsáveis por favorecer a socialização e a ampliação da visão de mundo dos nossos estudantes.

Cápsula COG

Em três anos, planos amadurecem. As expectativas criadas podem transformar-se em sonhos concretizados ou em ideias obsoletas que servem de combustível para buscar novos objetivos.Com a CápsulaCOG, nossos estudantes da 1ª Série têm a oportunidade de recordar boas memórias e comparar suas perspectivas para o futuro em cada fase: na chegada e na saída do Ensino Médio. As mensagens que escreveram para si mesmos são abertas na Aula da Saudade da 3ª Série, momento para reavaliar a trajetória que os levou até ali e projetar um futuro promissor.

COGfolia e Festa Junina

Antes de darmos uma pausa para os feriados de Carnaval e São João, proporcionamos aos nossos estudantes momentos de confraternização repletos de alegria e diversão. É durante a festa junina do colégio, quando os estudantes do Ensino Fundamental II organizam barraquinhas para vender comidas típicas, que damos início ao projeto COGSolidário. Todo o valor arrecadado é revertido para uma ação que proporciona um momento de lazer com crianças de uma creche pública, com oficinas, brincadeiras, lanches e presentes. Além de proporcionar lazer, queremos que nossos estudantes vivenciem a empatia e a solidariedade, competências significativas e que fazem parte da nossa proposta pedagógica.

Encontro de Profissões

Com o objetivo de ajudar os estudantes a identificarem suas habilidades e talentos pessoais, convidamos profissionais das mais diversas áreas para falar um pouco sobre o mercado de trabalho. Além disso, proporcionamos visitas guiadas a órgãos públicos, empresas privadas e instituições de ensino.

Laboratório de Produção Textual

Sabemos que elaborar um texto com excelência é fator determinante para o ingresso nas mais disputadas universidades do país. Por isso, implantamos o Laboratório de Produção Textual. Nele, os estudantes podem aperfeiçoar suas redações, que são produzidas semanalmente e submetidas a uma criteriosa correção.No laboratório, profissionais do ensino, especialistas nos principais exames do Brasil, oferecem atendimento personalizado. Nesses encontros, as dificuldades individuais são identificadas e trabalhadas, de modo que cada estudante consiga reformular sua escrita de acordo com os critérios de avaliação dos vestibulares.O projeto busca ampliar a capacidade argumentativa, desenvolver a competência discursiva e enriquecer o repertório sociocultural dos estudantes, para, assim, aprimorar sua competência escrita.

Palestras

Há 10 anos, organizamos momentos de conversas para os pais, responsáveis e estudantes, sobre os mais diversos assuntos. Em 2018, criamos o PapoCOG, em que os estudantes têm a oportunidade de participar de palestras, dinâmicas e discussões sobre temas vividos no contexto da atualidade.

Preparação para os vestibulares estaduais e nacionais

A preparação para vestibulares envolve diversas estratégias. Uma delas é fazer com que o estudante se familiarize com as particularidades de cada vestibular e saiba explorar bem o tempo disponível para responder cada questão. Para isso, são realizadas várias avaliações contínuas e simulativas.

Turismo Pedagógico

Viajar para aprender é um conceito inovador na educação, mas repleto de tradição. O projeto envolve roteiros pedagógicos e turismo em locais encantadores do nosso Brasil. As programações envolvem a interdisciplinaridade e englobam aulas teóricas sobre Cultura, Arte, Literatura, Geografia, Física e todas as importantes áreas do conhecimento.

Voluntariado

O voluntário é o indivíduo que, levado pela vontade, assume livremente uma atitude responsável, criativa, comprometida, prazerosa e transformadora perante o mundo. Em parceria com a ONG NOVO JEITO, referência em voluntariado em todo o Brasil, desenvolvemos um trabalho belíssimo pelo Recife nos últimos anos. Impactamos mais de 19 mil pessoas em diferentes bairros de nossa cidade. Os estudantes são protagonistas em todo esse processo, participando ativamente de todas as ações desenvolvidas pela escola. Em nosso projeto pedagógico, a ação voluntária é uma forma de contribuir com o bem-estar social e de desenvolver as habilidades socioemocionais dos nossos estudantes e dos demais que dela participam. Isso ajuda a construir um mundo melhor para todos.

CurtaCOG

Do diálogo entre Literatura, Arte e Produção Audiovisual, nasceu o CurtaCOG, nosso Festival de Curta-Metragem. Estudantes da Primeira Série exibem suas produções audiovisuais na telona, com direito a tapete de gala e premiação para os destaques.

COG Encena

No Festival de Literatura COG Encena, estudantes da Segunda Série utilizam a linguagem teatral como ferramenta para apresentar releituras de grandes clássicos da literatura brasileira. Todas as cenas exibidas são adaptadas de obras literárias cobradas no SSA 2 da UPE. Nossos estudantes dividem-se entre atores, roteiristas, cenografistas, técnicos de som e iluminação, figurinistas, entre outras funções, para levar ao público espetáculos coesos e visualmente agradáveis. Todas as produções teatrais são avaliadas por uma comissão julgadora e premiadas em várias categorias.⠀⠀