As melhores escolas do mundo têm três pontos em comum:
01. A qualidade dos seus professores;
02. Um currículo variado que vai além das matérias básicas;
03. O prazer do aluno em estar na escola.

Pensando nesse último ponto, oferecemos a melhor infraestrutura para que estudantes e professores tenham comodidade e segurança todos os dias.

Auditório / Salas de Aula – A nova geração de estudantes já nasce em constante contato com a tecnologia, por isso todas as salas de aula do Colégio Cognitivo são multimídia

Cantina / Restaurante – O Colégio Cognitivo oferece a seus alunos um refeitório completo, com lanches e almoço self-service.

Escaninho – Os escaninhos são individuais e numerados, com sistema de tranca para cadeados. Cada aluno tem seu espaço para guardar o material de uso individual, celulares e outros equipamentos eletrônicos, inclusive.

Portaria / Recepção – O Colégio conta com uma portaria segura e com recepção confortável e climatizada, com funcionários sempre a postos para atender bem a todos.

Áreas de Convivência – As áreas de convivência integram-se com o verde, o que deixa o ambiente ainda mais agradável.

Quadra Esportiva – Quadra para atividades físicas.

Projetos Pedagógicos

Aulas Passeio

As aulas-passeio visam, além de motivação e lazer, atingir objetivos pedagógicos, integrando o calendário letivo. As atividades culturais provocam a socialização e ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos dos estudantes e, portanto, colaboram com a visualização e aplicação dos conceitos teóricos vistos em sala de aula.

Turismo Pedagógico

Viajar para aprender é um conceito inovador na educação, mas repleto de tradição. As programações envolvem a interdisciplinaridade e englobam aulas teóricas sobre cultura, arte, literatura, história, dentre outras disciplinas. No Primeiro Ano, nossos estudantes vivenciam essa metodologia na viagem para a cidade de São Paulo. No Segundo Ano, eles embarcam para um Curso de Férias da Universidade do Porto, em Portugal.

Descobrindo Novos Escritores

O Projeto Descobrindo Novos Escritores reúne obras desenvolvidas pelos estudantes da Primeira e da Segunda Séries, que se empenham durante o ano letivo para mostrar seus talentos. Eles produzem os textos, fazem as ilustrações, desenvolvem as capas (escolhidas por votação interna, da qual participam todos os estudantes do Cognitivo), e o resultado são dois belíssimos livros lançados em um emocionante e grandioso evento, no qual os próprios estudantes interpretam o conteúdo dos livros.

ExpoCog: Mostra de Conhecimentos

Nos dias em que ocorre a ExpoCog, nossos estudantes tornam-se protagonistas na transmissão do conhecimento. A Mostra consiste na exposição de trabalhos científicos elaborados através de bastante estudo e pesquisas.Ao montar um trabalho respaldado no Método Científico, o estudante vence desafios, põe em prática os conceitos aprendidos em sala de aula e desenvolve o raciocínio lógico, a criatividade e a comunicação oral.

Projeto Pré-ENEM Projeto Pré-ENEM

A preparação para o ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio envolve diversas estratégias. Uma delas é fazer com que o aluno se familiarize com as questões do exame e habitue-se a explorar bem o tempo disponível para resolvê-las. Para isso, são realizadas várias avaliações contínuas e simulativas.

Cogfolia (carnaval) e Festa Junina

Temos a satisfação de proporcionar momentos de espontaneidade e de confraternização entre as turmas
 do Cognitivo. Antes de dar uma pausa para os feriados
de Carnaval e de São João, oferecemos um momento
repleto de alegria e de animação para os estudantes.

Jogos Internos

O esporte como instrumento pedagógico está integrado à nossa proposta educacional. Ele estimula a habilidade intelectual e física dos estudantes e capacita-os para lidar com suas necessidades, desejos e expectativas. Assim, são estimulados a desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas essenciais para seu processo de desenvolvimento individual e social.