Ensino Fundamental II

Sala de Aula

Sala de Aula

Em sala de aula e nos espaços específicos – laboratórios, bibliotecas, sala de leitura –, valorizamos a argumentação e o pensamento crítico, por isso, contamos com a mediação dos professores, todos especialistas e com comprovada experiência em suas respectivas áreas. Confiantes na sua capacidade investigativa, os estudantes do Ensino Fundamental II colocam o aprendizado a serviço das vivências cotidianas, sem perder de vista, inclusive, a questão da sustentabilidade tão necessária para as futuras gerações.


Treinamentos Esportivos

Treinamentos Esportivos

Além da matriz curricular completa, nossos estudantes do Ensino Fundamental II terão a opção de participar do treinamento esportivo de futsal, basquetebol, handebol e voleibol. As atividades contribuem com o desenvolvimento pleno e integral dos estudantes, incluindo o emocional, o físico e o cognitivo. Esses fatores são de grande relevância, pois fornecem a base para uma aprendizagem significativa.


Sistema de Avaliação

Sistema de Avaliação

Por acreditar no potencial do nosso estudante – em uma fase tão importante para a formação da personalidade – e, ainda, na necessidade de apoio para o gerenciamento de tantas mudanças psicoemocionais, criamos algumas estratégias de aprendizagem. Nossas avaliações, por exemplo, acontecem semanalmente, dando naturalidade ao processo, com o objetivo de incentivar o compromisso diário com os estudos.


Projetos Pedagógicos

Jogos Internos

As atividades esportivas e apresentações artísticas realizadas durante os Jogos Internos contribuem para o desenvolvimento pleno e integral dos estudantes no tocante ao físico, ao emocional e ao cognitivo. Elas reforçam aspectos importantes do processo educativo, como o trabalho em equipe, o afinamento das relações interpessoais, a criatividade e a mediação de conflitos.

Voluntariado

O voluntário é o indivíduo que, levado pela vontade, assume livremente uma atitude responsável, criativa, comprometida, prazerosa e transformadora perante o mundo. Em parceria com a ONG NOVO JEITO, referência em voluntariado em todo o Brasil, desenvolvemos um trabalho belíssimo pelo Recife nos últimos anos. Impactamos mais de 19 mil pessoas em diferentes bairros de nossa cidade. Os estudantes são protagonistas em todo esse processo, participando ativamente de todas as ações desenvolvidas pela escola. Em nosso projeto pedagógico, a ação voluntária é uma forma de contribuir com o bem-estar social e de desenvolver as habilidades socioemocionais dos nossos estudantes e dos demais que dela participam. Isso ajuda a construir um mundo melhor para todos.

Turismo Pedagógico

Viajar para aprender é um conceito inovador na educação, mas repleto de tradição. O projeto envolve roteiros pedagógicos e turismo em locais encantadores do nosso Brasil. As programações envolvem a interdisciplinaridade e englobam aulas teóricas sobre Cultura, Arte, Literatura, Geografia, Física e todas as importantes áreas do conhecimento.

ExpoCOG Cultural

Na segunda etapa, acontece a ExpoCOG Cultural! Os estudantes do Ensino FundamentalII, ao longo do ano letivo, produzem textos nas disciplinas de Literatura, Oficina de Linguagens e Redação. Esses textos ganham ilustrações criadas por eles mesmos para compor um livro. O lançamento ocorre em um lindo espetáculo cultural, em que os autores recitam suas criações. Além disso, há belíssimas apresentações de dança, música e teatro. Essas atividades propiciam o desenvolvimento de valores artísticos de acordo com as habilidades de cada um, além de serem um momento de extrema importância para a formação humana dos nossos estudantes.

ExpoCOG Científica

Nossa mostra de conhecimentos, a ExpoCOG, acontece em duas etapas. A primeira, é a culminância do projeto de pesquisa sobre o nosso tema anual. O projeto tem início no mês de fevereiro, com a disciplina Introdução à Metodologia Científica, e é acompanhado, também, pelos professores orientadores de cada turma. A mostra de conhecimentos é um instrumento para a prática da atividade científica e uma grande oportunidade para a interação entre escola e sociedade, além de despertar nos estudantes o interesse pela ciência e pela tecnologia, auxiliando-os na construção de uma educação científica. Realizar esse projeto estimula o aprendizado dos conteúdos de Ciências, ainda na educação básica, e contribui com a formação de futuros cientistas e pesquisadores.

Encontro de Gerações

Os estudantes do 6º Ano protagonizam tardes de muito amor e boas recordações em nosso Encontro de Gerações. Juntos com os seus familiares, cada um constrói a sua história em uma linha do tempo, utilizando fontes visuais (como fotografias e pinturas) e fontes orais.O projeto aborda conceitos trabalhados na disciplina de História: tempo, fontes históricas, mudanças e permanências. Além de ensinar os estudantes a unir os fatos históricos em ordem cronológica, o Encontro de Gerações promove o fortalecimento das memórias afetivas entre estudante, família e escola.

COGfolia e Festa Junina-COGsolidário

Antes de darmos uma pausa para os feriados de Carnaval e São João, proporcionamos aos nossos estudantes momentos de confraternização repletos de alegria e diversão. É durante a festa junina do colégio, quando os estudantes do Ensino Fundamental II organizam barraquinhas para vender comidas típicas, que damos início ao projeto COGSolidário. Todo o valor arrecadado é revertido para uma ação que proporciona um momento de lazer com crianças de uma creche pública, com oficinas, brincadeiras, lanches e presentes. Além de proporcionar lazer, queremos que nossos estudantes vivenciem a empatia e a solidariedade, competências significativas e que fazem parte da nossa proposta pedagógica.

COG Leitor

O Projeto COGLeitor foi lançado em 2019, ano que marca os 10 anos da nossa trajetória. Com essa iniciativa, buscamos contribuir para a promoção da leitura, além de propor estratégias e ações que incentivem o interesse pelos livros, dentro e fora da escola. Acreditamos que o hábito da leitura amplia o olhar para o mundo, o vocabulário, estimula a criatividade e melhora a escrita, entre muitos outros benefícios.

Aulas-passeio

As aulas-passeio visam atingir objetivos pedagógicos consistentes. São verdadeiras atividades culturais, responsáveis por favorecer a socialização e a ampliação da visão de mundo dos nossos estudantes.